Mercado

Construção civil tem inflação de 0,15% no mês de fevereiro

Segundo dados publicados pelo IBGE, em 12 de fevereiro de 2024, o índice Nacional da Construção Civil variou 0,15% em fevereiro, ficando 0,04% abaixo do registrado no mês anterior. Ainda, na comparação anual, os doze meses de 2023 apresentaram alta de 2,50%, cerca de 0,07% a mais do que nos doze meses imediatamente anteriores.

O custo nacional da construção, por metro quadrado, fechou em R$2,59 a mais ante janeiro, sendo levado em consideração o custo relativo aos materiais e a parcela referente à mão de obra. Os acumulados dos dois primeiros meses de 2024 foram 0,31% para materiais e 0,40% para mão de obra.

Tratando-se das regiões, a Centro-Oeste foi a que alcançou a maior variação mensal em fevereiro, com altas em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, apresentando 0,36% de variação. Em sequência ficaram as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul – que teve menor variação, com 0,10%.

A inflação observada no setor de construção civil deve impactar o mercado de insumos diretos ou indiretos, como a Cal e o Ácido Sulfúrico (utilizado na produção de aço), respectivamente.  

Adaptado GlobalKem | 19 de março de 2024

Fonte
IBGE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar