Mercado

Conflito entre Rússia e Ucrânia afeta preço das importações no Brasil

O conflito entre Rússia e Ucrânia, iniciado em fevereiro de 2022, provocou um forte impacto nos preços de sete produtos importantes na pauta de importação do Brasil. Uma análise da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que, enquanto na média as importações brasileiras registraram um aumento de 18,4%, os preços desses sete produtos (petróleo, hulhas, adubos potássicos, adubos nitrogenados, outros tipos de adubos, trigo e alumínio) tiveram um aumento de 51%, em média, no primeiro semestre de 2022.

O aumento dos preços das importações brasileiras já vinha ocorrendo como consequência da pandemia de Covid-19. A análise da CNI explica que o conflito na Ucrânia contribuiu para acirrar o aumento dos preços das importações e, consequentemente, da inflação.

Na comparação com os países do G20 entre 2017 e 2021, a CNI indicou que o Brasil é o quinto país mais dependente diretamente de produtos que Rússia e Ucrânia são importantes fornecedores, e o sexto no ranking de dependência indireta desses produtos, que considera os efeitos do conflito sobre as importações do Brasil de outras origens.

Fonte
Portal da Indústria
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar