Mercado

Confiança no comércio atinge menor nível desde 2021

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), medido pelo FGV IBRE, registrou queda de 2,4 pontos em março, atingindo 83,1 pontos. Esse é o menor patamar desde março de 2021, quando o indicador marcou 73,8 pontos. No acumulado trimestral, a média móvel também apresentou retração de 3,0 pontos, alcançando 86,0 pontos.

De acordo com Rodolpho Tobler, economista da FGV IBRE, a queda reflete a piora nas avaliações sobre a demanda atual, influenciada pela diminuição da confiança dos consumidores e pela aceleração da inflação. Ele destaca que o cenário macroeconômico desafiador, aliado ao aumento dos juros e à maior cautela dos consumidores, deve manter a confiança do varejo em níveis reduzidos no médio prazo.

Entre os principais segmentos do setor, quatro dos seis registraram queda na confiança, sendo a piora mais expressiva nas expectativas futuras. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) teve leve redução de 0,4 ponto, alcançando 88,1 pontos, menor patamar desde fevereiro de 2022. A principal influência negativa veio da avaliação sobre a situação atual dos negócios, que caiu 1,9 pontos, chegando a 85,5 pontos. Por outro lado, o indicador de volume de demanda atual teve alta de 1,0 ponto, atingindo 90,8 pontos.

A redução na confiança do comércio, poderá afetar diversos segmentos, incluindo o setor de químicos, podendo indicar menor demanda por insumos e matérias-primas, já que a desaceleração do consumo tende a impactar a produção industrial. Além disso, o cenário de juros altos e incertezas econômicas pode afetar investimentos e estoques no setor, exigindo maior cautela nas estratégias de mercado.

Adaptado GlobalKem | 2 de abril de 2025

Fonte
FGV Ibre
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar