Mercado

Confiança Empresarial reverte resultado negativo no mês de agosto

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) subiu 0,8 ponto em agosto, para 94,8 pontos, recuperando-se da perda de 0,5 ponto no mês anterior. Apesar do avanço, o índice segue pelo terceiro mês na faixa entre 94 e 95 pontos, consolidando este patamar ainda distante do nível neutro, de 100 pontos.

Segundo o instituto, os resultados sugerem um ritmo fraco de atividade neste terceiro trimestre, com destaque negativo para a indústria e positivo para serviços.

A alta de agosto foi determinada pela ligeira melhora das expectativas. O Índice de Expectativas Empresarial (IE-E) subiu 0,6 ponto no mês, para 95,2 pontos. Dentre os componentes do IE, somente as expectativas para a Demanda no horizonte de 3 meses avançou, em 1,0 ponto. O ímpeto de contratações nos três meses seguintes recuou 0,6 ponto e o indicador da tendência dos negócios seis meses à frente caiu 0,1 ponto.

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção. A confiança empresarial subiu em 51% dos 49 segmentos integrantes do ICE – 41% superior à do último mês.

Em agosto, a confiança do Setor de Serviços deu um primeiro sinal de perda de fôlego após cinco altas consecutivas, ao recuar 0,6 ponto, para 97,4 pontos. A confiança da Indústria também recuou, para 91,4 pontos, menor nível desde julho de 2020, enquanto a da Construção cresceu pelo segundo mês seguido, para 95,9 pontos, o maior nível no ano. No Comércio, a confiança voltou a subir, após forte queda no mês anterior, alcançando 93,8 pontos. O índice de confiança dita a confiança depositada em cada setor de avaliação e, consequentemente, as chances de receberem investimentos em inovação, pesquisa e produção. O ICE também retrata a condição de demanda industrial por insumos químicos, influenciando seus preços.

Adaptado GlobalKem | 11 de setembro de 2023

Fonte
Portal FGV
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar