Mercado

Confiança Empresarial registrou mais uma redução em setembro

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) caiu 0,7 ponto em setembro, para 94,1 pontos. Com a queda, o índice registra o quarto mês consecutivo em uma faixa de confiança moderadamente baixa, entre 94 e 95 pontos.

Segundo o FGV IBRE, a confiança empresarial fica abaixo do nível neutro (100 pontos) mas com heterogeneidade dos resultados por setor. Os setores de Serviços e Construção mostram resiliência enquanto Indústria e Comércio mostram desaceleração. O único setor no qual as expectativas não estão diminuindo é da Construção.

O ICE é constituído por dois componentes: O Índice Situação Atual (ISA) e o Índice de Expectativas (IE).

A queda da confiança empresarial em setembro foi motivada pela piora das expectativas em relação aos próximos meses. O IE-Empresarial (IE-E) caiu 2,1 pontos, para 93,1 pontos. Todos os componentes do IE recuaram no mês. O Índice da Situação Atual Empresarial (ISA-E) subiu 0,9 ponto em setembro, para 94,5 pontos.

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais: Indústria, Serviços, Comércio e Construção. A confiança da Indústria caiu pelo terceiro mês seguido, atingindo o menor nível desde julho de 2020: 91 pontos. A confiança de Serviços recuou 0,5 ponto, para 96,9 pontos, e a do Comércio, 1,6 ponto, passando para 92,2 pontos. No sentido contrário, a confiança da Construção subiu 2,2 pontos, alcançando 98,1 pontos, o maior nível entre os quatro setores.

Adaptado GlobalKem | 02 de outubro de 2023

Fonte
FGV IBRE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar