Mercado

Confiança do Comércio recuou 1,6 ponto em setembro

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) do Instituto Brasileiro de Economia Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) recuou 1,6 ponto em setembro para 92,2 pontos. Em médias móveis trimestrais também houve queda de 0,7 ponto, sendo a primeira depois de cinco altas consecutivas.

“A confiança do comércio tornou a cair em setembro, mantendo a volatilidade dos últimos meses. A piora ocorreu tanto nas avaliações sobre o momento atual quanto nas expectativas em relação aos próximos meses, mas chama a atenção a terceira queda consecutiva na percepção sobre a demanda atual”, avalia Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.

A queda do ICOM em setembro foi disseminada em 4 dos 6 principais segmentos do setor e nos dois horizontes temporais. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 0,4 ponto, para 94,2 pontos – menor patamar desde maio (90,1 pontos). Entre os indicadores que compõem o ISA-COM, a queda foi influenciada pelo que mede o volume de demanda no momento presente, que caiu 1,1 ponto.

No mesmo sentido, o Índice de Expectativas (IE-COM) cedeu 2,7 pontos, para 90,5 pontos, influenciado pela queda de 5,1 pontos do indicador que mede a Tendência dos Negócios para os próximos seis meses, que havia subido 8,0 pontos no mês anterior.

Adaptado GlobalKem | 02 de outubro de 2023

Fonte
FGV IBRE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar