Mercado

Confiança da Indústria tem alta de 1,2% em maio

O índice de Confiança da Indústria (ICI) alcançou o valor de 98,0 pontos em maio – 1,2% a mais em comparação ao mês anterior. Em relação às médias móveis trimestrais, o ICI avançou 0,2 ponto, adotando 97,1 pontos.

Após períodos conflituosos por falta de demanda e irregularidade de estoques em março, a confiança industrial tem avançado gradualmente, com os níveis dos estoques mais próximos à normalidade. Ainda, segundo o economista da FGV, Stéfano Pacini, o cenário macroeconômico de cortes na taxa de juros e a melhora dos indicadores de trabalho e renda, tem contribuído para a tendência positivista que permeia os próximos meses na indústria.

Sob perspectiva dos segmentos, o desastre ambiental que atingiu o Rio Grande do Sul declara certa influência, porém, pelos impactos ainda não serem tão claros, não atingem o nível geral da confiança.

Em maio, a confiança aumentou em 8 dos 19 segmentos pesquisados pela sondagem – os quais refletem melhora nas avaliações sobre a situação atual, cujo índice avançou 2,2 pontos, e certa estabilidade nas expectativas para os próximos meses, com alta de 0,2 ponto no índice.

Vale ressaltar que, para a integração do Índice de Situação Atual, a alta do mês foi influenciada principalmente pelo patamar de 100,7 pontos do nível dos estoques (+4,6 pontos em relação ao mês de abril). E o nível de demanda avançou 2,5 pontos no mesmo mês comparativo.

A variação do índice de Confiança da Indústria impacta os mais variados setores, inclusive o da indústria química. Sendo assim, pode impactar o mercado de insumos como o Ácido Sulfúrico, Ácido Fosfórico, Soda Cáustica, dentre outros.

Adaptado GlobalKem | 28 de maio de 2024

Fonte
FGV IBRE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar