Mercado

Com marco de 64%, indústria química brasileira atinge o menor nível de capacidade instalada da história, em 2023

No ano de 2022, a capacidade instalada exercida pela indústria química brasileira registrou 70%, segundo os dados consolidados pelo relatório de acompanhamento conjuntural (RAC) apresentado pela Abiquim. No entanto, ao invés do cenário continuar em tendência de alta, a capacidade reduziu seis pontos porcentuais no ano subsequente.

Ao analisar isoladamente o último mês de 2023, nota-se que o nível de capacidade instalada alcançou patamares ainda mais reduzidos, com 60% do nível de utilização, indicando queda de 9% em comparação ao mesmo período em 2022.

Tratando-se do mercado, a Abiquim informa que a produção registrou queda de 10,1% ante o ano anterior, enquanto as vendas internas desaqueceram em 9,4%. As exportações seguiram o mesmo caminho, retraindo 10,9% no mesmo intervalo de comparação.

Contrariando o comportamento observado pelos índices até o momento, as importações de produtos químicos cresceram 7,8%, em meio a uma concorrência intensa dos produtos nacionais ante os de origem asiática, principalmente importados da China.

O aquecimento observado nas importações de produtos químicos impacta diretamente o mercado – oferta e demanda – de insumos químicos como Enxofre, Soda Cáustica, Ácido Sulfúrico, dentre outros.

Adaptado GlobalKem | 13 de março de 2024

Fonte
IstoÉ
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar