Mercado

Com altos volumes de estoque na China, minério de ferro fecha com queda no mercado

Desde o início do ano, as movimentações de compra de minério de ferro cresceram mês a mês por parte da China, contribuindo para grandes volumes de estoque no principal mercado consumidor da commodity. Neste sentido, por conta de um abastecimento suficiente nos portos e pela redução das esperanças de mais estímulos pelo país asiático, os preços futuros do minério tendenciaram queda nesta última segunda-feira (22), passando para US$ 119,73 por tonelada (-0,06%).

O resultado de queda observado na bolsa de Dalian chinesa reverteu o cenário de alta visto na última semana, quando registrou +5%.  

Em relação aos estoques nos principais portos, apresentaram aumento para 145,59 milhões de toneladas, segundo dados apurados em 19 de abril. Ainda, outros materiais utilizados na fabricação de aço também recuaram na bolsa, como o carvão metalúrgico e o coque de petróleo, reduzindo 0,86% e 0,73%, respectivamente.

A desaceleração dos preços de minério de ferro como resultado de um ótimo abastecimento, devem impactar o mercado de outros produtos além dos já citados, como o mercado de químicos. Insumos industriais como Ácido Sulfúrico, Cal e Soda Cáustica podem ser sensibilizados, dada a sua importância no setor siderúrgico.

Adaptado GlobalKem | 24 de abril de 2024

Fonte
InfoMoney
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar