Mercado

China define meta de crescimento de cerca de 5%

A China estabeleceu no dia 05 de março uma meta modesta para o crescimento econômico em 2023 de cerca de 5%, na abertura da sessão anual de seu Congresso Nacional do Povo (NPC), que está prestes a implementar a maior reformulação do governo em uma década.

A economia teve um de seus desempenhos mais fracos em décadas no ano passado, quando o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu apenas 3%, pressionado por três anos de controles da Covid, uma crise no vasto setor imobiliário e uma repressão à iniciativa privada.

Em seu relatório de trabalho, o primeiro-ministro, Li Keqiang, que está saindo do cargo, enfatizou a necessidade de estabilidade econômica e expansão do consumo, definindo uma meta de criar cerca de 12 milhões de empregos urbanos este ano, acima do objetivo do ano passado de pelo menos 11 milhões, e alertou que os riscos permanecem no setor imobiliário .

Para impulsionar o crescimento, o governo planeja manter seu manual de gastos em infraestrutura, aumentando o financiamento para projetos de alto valor com 3,8 trilhões de iuanes (550 bilhões de dólares) em títulos especiais do governo local, acima dos 3,65 trilhões de iuanes do ano passado.

Fonte
Money Times
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar