Mercado

China anuncia medidas para impulsionar consumo e conter desaceleração econômica

O principal órgão de planejamento da China divulgou no dia 31, um comunicado detalhando medidas para impulsionar o consumo doméstico, uma vez que a recuperação pós-covid-19 da segunda maior economia do mundo perdeu força.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, pela sigla em inglês) orientou governos locais a aliviarem restrições para compras de carros e lançar medidas para incentivar aquisições de novos veículos. O órgão também determinou que autoridades locais promovam o uso de carros elétricos em áreas do interior e aperfeiçoem a infraestrutura voltada a veículos movidos a bateria.

O NDRC também deseja estimular o consumo de eletrodomésticos por meio de medidas de troca e reciclagem. Os governos locais poderão oferecer subsídios para consumidores rurais comprarem e trocarem eletrodomésticos, segundo o comunicado.

A recuperação alimentada pelo consumo da China desacelerou nos últimos meses, após o forte impulso inicial do começo do ano. As vendas no varejo chinês, por exemplo, tiveram expansão anual de 3,1% em junho, bem abaixo do acréscimo de 12,7% de maio.

Com os incentivos para acelerar a recuperação pós pandemia, a China deve aumentar a demanda por produtos e insumos químicos, além de aumentar as oportunidades para os produtores, tanto de insumos quanto de derivados. Além do aumento direto, a melhora do cenário industrial também pode atrair maiores investimentos para a indústria.

Adaptado GlobalKem | 31 de julho de 2023

Fonte
IstoÉ Dinheiro
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar