Mercado

Braskem Idesa aumenta vendas de PE em 4% em 2020

As vendas de polietileno (PE) da Braskem Idesa totalizaram 845 mil toneladas em 2020, 4% acima das 813 mil toneladas em 2019, segundo a Chemweek referente ao relatório anual da administração da Braskem.

As vendas para o México representaram 53% do total, ante 59% no ano anterior, enquanto as vendas para os Estados Unidos e América Latina aumentaram para 13% e 19%, respectivamente. As vendas para a Europa também aumentaram, de 8% para 12%, e as vendas para a Ásia caíram de 11% para 4% do total.

Os resultados operacionais da Braskem Idesa para 2020 incluem uma provisão contábil de US $ 119 milhões relacionada à baixa do valor a receber da Braskem Idesa como um pagamento por danos pelo fornecimento de etano em volumes abaixo do estabelecido no contrato de fornecimento de etano com a Pemex.

As aplicações de sacos e filmes representaram uma porcentagem maior das vendas de PE em 2020, com 39%, ante 34% em 2019, enquanto as vendas relacionadas à construção / infraestrutura caíram de 14% para 9%.

A Braskem Idesa espera investir US $ 34 milhões em 2021 para ganhos de eficiência operacional, como o projeto de importação e manutenção de etano.

A planta de PE da Braskem Idesa em Nanchital, Coatzacoalcos, México, operou com 74% de sua capacidade nominal em 2020, queda de 2% ano a ano, após o fechamento das operações do site no início de dezembro.

A taxa de utilização do local no quarto trimestre de 2020 caiu para 48%, ante 84% no trimestre anterior, depois que um desacordo sobre um contrato de fornecimento de etano fez com que o fornecimento de gás natural para o complexo de eteno-PE Etileno XXI fosse cortado pela Governo mexicano. Desde então, a Braskem Idesa assinou um memorando de entendimento com a estatal mexicana Petroleos Mexicanos (Pemex) para discutir possíveis alterações ao contrato de fornecimento de etano, com o fornecimento de gás restaurado em 1º de março.

Os clientes no México indicaram que esperam voltar aos níveis normais de fornecimento em abril.

A Braskem Idesa também tomou medidas para aumentar seu suprimento de etano importado, após anos sem conseguir operar suas instalações com taxas máximas devido a restrições de matéria-prima. No quarto trimestre, a empresa importou 35.000 toneladas métricas de etano dos EUA, representando 9% da capacidade de utilização de matéria-prima da instalação, de acordo com o relatório da Braskem.

Em dezembro, a Braskem Idesa concluiu a expansão de sua operação de importação de etano, elevando a capacidade atual esperada para 20.000 barris / dia, ou cerca de 30% da necessidade total de etano do local.

O complexo Etileno XXI, que compreende uma planta de eteno de 1,05 milhão de toneladas / ano e três unidades de PE, teve uma taxa de utilização de 84% no terceiro trimestre de 2020.

Fonte
MRC Plast
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar