Mercado

Banco da China mantém as taxas de juros inalteradas

O Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) deixou algumas de suas taxas de juros inalteradas no dia 17 de julho, sugerindo que manterá congeladas suas principais taxas de referência nos próximos dias.

O PBoC manteve a taxa de linha de crédito de médio prazo, de um ano, em 2,65%, ao injetar 103 bilhões de yuans (US$ 14,42 bilhões) em liquidez no mercado financeiro. Também deixou intocada a taxa de 1,90% do acordo de recompra reversa de sete dias, em uma injeção de 33 bilhões de yuans.

No mês de junho, o PBoC reduziu todas as suas taxas de juros, inclusive as principais, em 10 pontos-base, após sinais de desaceleração econômica. A manutenção das taxas mesmo com o PIB mais fraco do que o antecipado. Com taxas de juros mais baixas e uma linha de crédito ampliada, a indústria chinesa está sendo impulsionada. A disponibilidade de uma linha de crédito substancial permite que a China tenha os recursos necessários para realizar investimentos de grande porte, enquanto as taxas de juros reduzidas tornam o financiamento mais acessível para as empresas. Como resultado dessa combinação, observamos um crescimento significativo no setor industrial, bem como investimentos em tecnologias avançadas, pesquisa e desenvolvimento, expansão das capacidades produtivas e outras iniciativas estratégicas. Essas medidas estão podem contribuir para o fortalecimento e aprimoramento contínuo da indústria chinesa.

Adaptado GlobalKem | 18 de julho de 2023

Fonte
IstoÉ Dinheiro
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar