Mercado

Banco Central dos EUA mantém taxa dos Fed Funds em 5,25% a 5,50% ao ano

A reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, em inglês) aconteceu nesta quarta-feira (21 de setembro). Com unanimidade, o comitê decidiu manter as taxas dos Fed Funds em 5,25 a 5,5% ao ano (a.a.) – maior nível desde 2001 –, concretizando as expectativas do mercado.

No parecer após o fim da reunião, o presidente do Fed, Jerome Powell, constatou que, à medida em que a inflação se aproxima de 2%, os riscos se tornam bilaterais. Nesse cenário, a estratégia preferida é permitir que a economia desacelere gradualmente.

Analisando o mercado macro, os efeitos dessas decisões são sentidos também a longo prazo, indicando tendência em desacelerar a economia mundial ao passo que investimentos e empréstimos se tornam mais caros.

Os investidores geralmente antecipam esses aumentos nas taxas de juros, o que pode afetar os preços dos ativos financeiros, especialmente os de longo prazo. A decisão de manter as taxas de juros, por enquanto, posterga qualquer tipo de ação que seria tomada com o aumento dessa taxa.

A decisão do Banco Central dos EUA pode ter um impacto direto nas operações e nos custos das empresas que dependem de insumos químicos industriais, à medida que influencia as condições de financiamento, a demanda e os preços no mercado.

Adaptado GlobalKem | 21 de setembro de 2023

Fonte
Fed
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar