Mercado

Banco Central aumentou a taxa de juros na Europa

O Banco Central Europeu divulgou no dia 14 de setembro, suas decisões monetárias. Em momento de inflação alta, a decisão foi por aumentar 0,25% da taxa básica de juros à taxa histórica de 4%. Este foi o décimo aumento consecutivo.

A inflação na Europa está em níveis altos e, apesar de decrescente, continuaria sendo alta por tempo demais, caso não fosse feita a elevação da taxa. Outro fato que chamou a atenção do BCE foi a redução da previsão de crescimento dos países. Para 2025, o Banco projeta uma inflação em 2,1%, sendo a meta de 2%.

A curto prazo, os empréstimos devem ficar mais caros e isso reduz os investimentos e consumo da população, visto que os gastos são adiados para momentos de menores taxas. Em uma visão mais ampla, vai desacelerar o mercado ao reduzir a demanda por bens e serviços. Por fim, também vai reduzir o poder da moeda, deixando as mercadorias europeias menos competitivas. Por outro lado, a longo prazo, essa medida vai controlar a inflação, trazer estabilidade financeira para a população, atrair investimentos estrangeiros. O objetivo final de elevar as taxas de juros para conter a inflação é criar um ambiente econômico sustentável, onde o crescimento seja equilibrado e a estabilidade de preços seja mantida.

Adaptado GlobalKem | 14 de setembro de 2023

Fonte
Banco Central Europeu
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar