Mercado

Avanço dos últimos meses não se sustenta e índice de Confiança da Construção cai 1% em março

O índice de Confiança da Construção, apresentado pela FGV IBRE caiu 1,0 ponto em março, alcançando 96,6% e revertendo mais da metade da alta observada no mês passado (1,8%). Na média móvel trimestral, o índice não apresentou variação significativa (0,2 ponto), promovendo certa estabilidade.

Neste mês, o resultado do ICST foi influenciado pela dificuldade ao acesso ao crédito e à mão de obra qualificada, contribuindo para a queda da confiança setorial em relação ao ambiente de negócios. No entanto, vale ressaltar que o setor segue otimista quanto a demanda para os próximos meses, devido a melhora expressiva apresentada, em março, pelo segmento de Preparação de Terrenos – que antecede o ciclo de produção.

O índice de Situação Atual, que teve maior influência na queda do ICST, registrou queda de 1,4 ponto, devido principalmente a redução do indicador de situação atual dos negócios, que caiu 3,2 pontos. Por sua vez, o índice de Expectativas apresentou uma queda menos expressiva, de 0,3 ponto, visto que o indicador de demanda para os três próximos meses subiu 1% e o de tendência dos negócios para os próximos seis meses cedeu 1,6 ponto.

O Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) da Construção variou 0,2 ponto percentual, para 78,3%. O NUCI de Mão de Obra permaneceu estável neste mês, mantendo-se nos 79,7%, enquanto o NUCI de Máquinas e Equipamentos cedeu 0,8 p.p., para 73,5%, respectivamente.

As movimentações observadas no índice devem refletir no mercado de insumos utilizados para a construção civil, incluindo o mercado de Cal, Aço e Polímeros.

Adaptado GlobalKem | 27 de março de 2024

Fonte
FGV/IBRE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar