Mercado

Aumento nos estoques de gás natural e da produção de cloro-álcalis na Europa

A produção de cloro na Europa teve aumento de 10,5% comparado a junho, atingindo a faixa de 658,8 mil toneladas, segundo as informações divulgadas em 05 de setembro pela EuroChlor. A produção obtida equivale a uma média de 21.845 toneladas diárias.

Os estoques de soda cáustica também aumentaram. Com 232 mil toneladas, estão 12,3% maiores que os de junho e 11,3% maiores que os de julho do ano passado.

A utilização da capacidade produtiva foi de 65,9% enquanto a do mês anterior fora de 61.6%.

Atualmente, a Europa está estocando gás para o inverno que se aproxima. Com a falta do gás russo no mercado, combinado com as altas demandas por gás de outros países como China e Índia, o inverno europeu de 2022 foi turbulento, com grandes riscos de faltas de energia na estação mais crítica do ano, por esse motivo a produção de cloro-álcalis foi significativamente menor no último inverno.

Em resposta, os países europeus já completaram, em média, mais de 90% de seus estoques com gás. Mesmo ao 100%, os armazenamentos não são suficientes para o inverno inteiro, mas permitem uma margem para atividade industrial, como a produção de cloro e soda.

Autoral GlobalKem | 06 de setembro de 2023

Fonte
EuroChlor
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar