DemandaMercado

Ácido Sulfúrico: Entenda o que ocorreu no mercado nacional

Durante o ano de 2021, o fornecimento de insumos químicos foi marcado por incertezas e recordes de preços no mercado nacional, que se agravaram no 3° trimestre.


O Ácido Sulfúrico, que é utilizado na produção de fertilizantes, papel, outros ácidos, medicamentos, tintas, refino do petróleo, entre outros usos, teve sua produção prejudicada pela baixa oferta de Enxofre, sua principal matéria-prima, obtida principalmente do refino de petróleo, recuperado a partir do gás natural e de metalurgias de metais não ferrosos.


Por conta da redução da taxa de refinarias em geral, resultante dos avanços da pandemia da COVID-19, a retomada da demanda pelos seus derivados foi superior à sua oferta em meio aos avanços das vacinações ao redor do mundo, gerando preços elevados. De janeiro a setembro desse ano, o Enxofre nacional sofreu um aumento de cerca de 156% no preço FOB e de 140% no preço CFR.

Com a matéria-prima escassa e cara, o Ácido Sulfúrico foi bastante afetado, principalmente nos meses de maio a setembro de 2021, sendo o período de maior demanda pelas fabricantes de fertilizantes fosfatados, papel e celulose, citros e usinas de cana-de-açúcar.


Além disso, ao longo do 2° e 3° trimestre houve paradas na produção das principais fabricantes do produto no país, de forma alternada e por alguns dias, o que contribuiu para a sua baixa disponibilidade no mercado. As principais empresas produtoras de Ácido Sulfúrico que interromperam suas produções temporariamente foram Elekeiroz, Yara, Paranapanema e Mosaic, principalmente por problemas técnicos inesperados. Também ocorreram paradas programadas em setembro que tiveram uma maior duração, como a Elekeiroz e a Mosaic, com uma extensão de 25 dias e 90 dias respectivamente, sendo que a última deve retornar ao mercado no começo de dezembro.


Durante os meses de setembro e outubro, muitos consumidores de Ácido Sulfúrico sofreram com a escassez extrema do produto, não sendo encontrado para compra spot em muitas distribuidoras, que também estavam com dificuldades para cumprir seus contratos de fornecimento. O preço nacional FOB do Ácido Sulfúrico subiu constantemente alcançando a cotação de R$30,00/kg, demonstrando um ajuste de aproximadamente 3.690% no preço FOB de janeiro a setembro desse ano. Com a retomada da Elekeiroz o mercado já voltou a apresentar valores menores no final de outubro.

Fonte
GlobalKem - 27/10/2021
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar