Mercado

Abertura das fronteiras da China terá impacto na economia global

A China reabriu as suas fronteiras neste domingo, dia 8 de janeiro, depois de quase três anos de isolamento provocado pela Covid-19.

Com a mudança e a volta de uma vida mais normal, a economia chinesa vai passar a crescer em ritmo mais acelerado. O principal motor desse crescimento será o consumo interno no país, que vai voltar a patamares parecidos com os registrados antes das restrições.

Com um enorme mercado interno de mais de 1,4 bilhão de pessoas, esse aumento na demanda pela China vai provocar um aumento nos preços de várias commodities e terá impacto inflacionário pelo mundo.

O professor do Insper, Roberto Dumas, economista especializado em China, diz que o preço do minério de ferro, por exemplo, deve aumentar muito com a china voltando à normalidade. Além disso, a indústria manufatureira vai voltar a altos patamares de produção. A demanda chinesa por petróleo também vai aumentar, o que deve impactar os preços do produto nos mercados internacionais –que já estão bastante afetados por conta dos efeitos da guerra na Ucrânia e sanções contra a compra de petróleo russo.

Fonte
CNN Brasil
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar