Grandes empresas ferroviárias do Canadá iniciaram uma greve após não chegarem em acordos com os funcionários
Após meses de negociação, uma greve ferroviária teve início no Canadá nesta quinta-feira (22), com bloqueios de trabalhadores por parte de duas grandes empresas ferroviárias da região, a Canadian National (CN) e a Canadian Pacific Kansas City (CPKC).
Segundo a CN, foram oferecidos melhores salários e um acordo de redução da carga de trabalho dos funcionários, mas o sindicato da categoria não retornou resposta, o que desencadeou o início da paralisação.
A greve interromperá cerca de US$ 1 bilhão em tráfego de mercadorias a cada dia, o que torna o cenário um alerta para os mercados que dependem quase que exclusivamente do transporte ferroviário para sua distribuição, como o de produtos químicos (70%) e o de fertilizantes (75%).
O bloqueio deve impactar a cadeia logística de diversos insumos industriais produzidos e comercializados no país, podendo afetar a distribuição de produtos químicos como o Enxofre, tendo em vista que o insumo é amplamente exportado por Vancouver, uma das grandes cidades do Canadá.
Autoral GlobalKem | 22 de agosto de 2024