Atividade Portuária de Santos não será privatizada e divulga planos de melhoria para 2024
Segundo o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), foi aprovada a medida que dá poder de autogestão ao terminal e terá a publicação oficial no Diário Oficial da União (DOU) da próxima semana. Com isso, a unidade terá autoridade para elaborar editais, licitar arrendamentos, fiscalizar contratos, deliberar sobre planos de investimento e outras ações.
O movimento acontece em decorrência da solicitação ao ministro de Portos e Aeroportos para que fosse retirada a privatização do porto e aprovação do orçamento dedicado a investimentos e melhorias do terminal em 2024 no valor de 7 bilhões de reais.
A APS intende realizar as etapas regulatória e burocrática para reformar o túnel Santos-Guarujá, que será a maior obra prevista no PAC; a drenagem do canal do porto para 16m, permitindo o tráfego de navios maiores; drenagem dos berços de armazéns; reforma do Cais Ilha Bernabé; melhoria da via perimetral da margem direita do porto; sofisticação do sistema de controle de tráfego marítimo.
Investimentos contínuos no setor podem desempenhar um papel fundamental na otimização da logística brasileira de importação.
Adaptado GlobalKem | 17 de novembro de 2023