MercadoNotícias

Klabin detalha os impactos da guerra Rússia e Ucrânia no mercado de papel e celulose

O diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Klabin, Marcos Ivo, já projeta os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia, no mercado de papel e celulose, sobretudo por conta da disparada do preço do petróleo. Segundo ele, é preciso avaliar a questão em três frentes.

“Temos os derivados de petróleo que geram produtos químicos e alguns desses são utilizados em processo industrial. Temos o combustível utilizado para o transporte de madeira, matéria-prima e produto final. E tem o uso do combustível na queima do processo industrial”, disse em entrevista.

“No caso da Klabin, esse último componente é pouco relevante, mas que para outros players e geografias pode ser muito relevante”, afirma.

O combustível no processo industrial é derivado do petróleo na forma de gás, óleo BPF e outros tipos de óleo. “Nesse aspecto, a Klabin tem alto percentual de combustível de fontes renováveis dentro de seu processo industrial. Aí, minimiza o impacto para gente”, conta. 

“O impacto que acontece, que não é só para papel e celulose, mas de qualquer mercadoria, é no transporte. Aumentando o preço do petróleo, tem uma questão temporal, mas afeta o preço de vários tipos de combustíveis, como diesel, combustível usado em navios. E isso afeta o custo do frete”, ressalta.

Fonte
InfoMoney
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar