Geopolítica

Venezuela carrega navios iranianos com alumina

Um navio de bandeira iraniana carregou uma carga de alumina na Venezuela este mês após entregar suprimentos para um supermercado iraniano no país sul-americano, disseram três fontes familiarizadas com o carregamento, no último sinal de estreitamento de relações entre as nações sancionadas pelos EUA.

A Reuters não conseguiu determinar quem era o cliente da carga de alumina, nem para onde se destinava. O Golsan, um navio de carga geral com capacidade para transportar 22.882 toneladas, está navegando para leste através do Oceano Atlântico, mas ainda sinaliza seu destino como o porto de La Guaira na Venezuela, segundo dados da Refinitiv Eikon.

O navio é propriedade da Mosakhar Darya Shipping Co e administrado por Rahbaran Omid Darya, ambas empresas sediadas em Teerã, bloqueadas em novembro de 2018 quando a administração Trump impôs sanções a centenas de empresas bancárias e marítimas iranianas quando se retirou de um acordo nuclear multilateral.

Nem o ministério da informação da Venezuela, nem a missão do Irã nas Nações Unidas responderam aos pedidos de comentários sobre o carregamento.

Os dois países da OPEP aumentaram seus laços comerciais nos últimos meses, à medida que as sanções dos EUA pressionavam suas economias. O Irã enviou à Venezuela cinco tanques de combustível em abril para ajudar a resolver a paralisante escassez de gasolina e transportou equipamentos para ajudar a reiniciar a produção no maior complexo de refino de petróleo da Venezuela.

Autoridades em Caracas e Teerã não especificaram como a Venezuela pagou pelos embarques de combustível ou pelo equipamento da refinaria. Autoridades americanas disseram que o governo do presidente socialista da Venezuela, Nicolas Maduro, está pagando com ouro.

Os crescentes laços econômicos entre o Irã e a Venezuela irritaram Washington, que busca expulsar Maduro e frustrar as ambições nucleares do Irã.

O governo Trump apreendeu neste mês cargas de combustível a bordo de quatro navios-tanque com destino à Venezuela e sancionou uma empresa chinesa que auxiliava a Mahan Air, a companhia aérea iraniana que conduzia o transporte aéreo de equipamentos da refinaria para a Venezuela.

A alumina é um pó refinado da bauxita, um material fundamental para a fabricação do alumínio. O Irã produz há anos pó de alumínio para uso em seu programa de mísseis em uma instalação secreta criada pelo Corpo de Guarda Revolucionário Islâmico de elite, informou a Reuters em junho, citando um ex-funcionário do governo iraniano e documentos relacionados à instalação.

Fonte
Reuters
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar