Demanda

Vendas no varejo variam 0,1% em novembro e têm segundo mês de estabilidade

Entre outubro e novembro de 2023, as vendas no comércio varejista no país variaram 0,1%. Pelo segundo mês consecutivo, este indicador mostrou estabilidade ante o mês anterior, pois em outubro a variação havia sido de -0,3%. Com isso, o setor se encontra 1,9% abaixo do recorde da série, ocorrido em novembro de 2020, e está 4,5% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020). O acumulado do ano chegou a 1,7% e o dos últimos 12 meses, a 1,5%.

Das oito atividades pesquisadas, seis tiveram resultados positivos em novembro. Os principais impactos sobre o índice geral vieram de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (18,6%), Móveis e eletrodomésticos (4,5%) e Tecidos, vestuário e calçados (3,0%).

Frente a novembro de 2022, as vendas do varejo cresceram 2,2%, sexto resultado positivo seguido desse indicador. Dentre os principais destaques estão Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (18,1%), Tecidos, vestuário e calçados (6,1%).

A estabilidade nas vendas no varejo e o crescimento em alguns setores podem indicar oportunidades para o mercado de insumos industriais químicos, especialmente em atividades específicas como escritório, informática e vestuário. Contudo, é crucial monitorar o cenário econômico geral e a evolução dos diferentes setores para avaliar completamente os impactos no mercado de insumos químicos.

Adaptado GlobalKem | 18 de janeiro de 2024

Fonte
IBGE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar