Demanda

Suzano investe em otimização da produtividade do aproveitamento do eucalipto utilizado

A Suzano tem investido montantes elevados em melhoramento genético das plantas que utilizam. Através de cruzamentos genéticos, a empresa pretende criar a “árvore do futuro”, como chamou o diretor executivo de Tecnologia e Inovação da empresa, Fernando Botolucci. “E com isso a gente pode produzir cada vez mais com menos recursos naturais, o que é mais do que um objetivo para nós. É uma obsessão”, afirmou.

A Suzano é a maior produtora de produtos de celulose do mundo atualmente e foi a responsável pelo desenvolvimento de tecnologia para fabricação de papel branco totalmente derivado de eucalipto. O foco para a inovação da empresa agora é na produtividade das plantas cultivadas – produzir mais na mesma área equivale a atender às necessidades em espaços menores. Além disso, ainda investem em melhor aproveitamento da matéria-prima na totalidade, especialmente a lignina, um potencial bom combustível renovável. Como forma de atingir o objetivo, a Suzano conta com startups financiadas pela própria empresa.

Os impactos desses investimentos, além da sustentabilidade, envolvem aumentos da capacidade produtiva da empresa e consequente elevação da procura por produtos como Soda Cáustica e Dióxido de Cloro.

Adaptado GlobalKem | 18 de dezembro de 2023

Fonte
Época Negócios
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar