Demanda

Suzano exportou o maior volume de celulose por frete marítimo já visto para a China

Segundo informado pela Suzano – grande empresa do setor de Papel e Celulose – chegou na última terça-feira (09) uma carga de 72 mil toneladas de celulose na China, sendo o maior volume do mundo desse produto já transportado em um único embarque. Além disso, com a inauguração da nova unidade produtiva da empresa no Mato Grosso do Sul, que deve acontecer até o final do primeiro trimestre de 2024 e tende a apresentar uma capacidade produtiva de 2,3 milhões de toneladas de celulose de eucalipto, novas exportações devem continuar com tal magnitude.

No Brasil, a celulose contribuiu com 2,8% das exportações, segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Desse valor, cerca de 30% têm a China como destino principal – classificando o país como o maior importador de celulose do Brasil. Por sua vez, os Estados Unidos atingem a segunda posição com 13,5% da importação de celulose brasileira.

O aumento no volume de importações de celulose para o mercado internacional deve impactar na demanda por Soda Cáustica, Ácido Sulfúrico e Cal – insumos químicos e industriais frequentemente utilizados durante o processo produtivo da commodity.

Adaptado GlobalKem | 10 de abril de 2024

Fonte
IstoÉ Dinheiro
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar