Demanda

Região centro-sul brasileira deve moer menor volume de cana, impactando na produção de açúcar e na demanda por Enxofre, Soda Cáustica e Cal

A safra 2024/25, especificamente na região centro-sul do Brasil, deve apresentar redução de 64 milhões de toneladas na moagem de cana, devido a redução de chuvas estimadas para os meses de março-abril e pela chegada do La Ninã – fenômeno natural que provoca o resfriamento anômalo das águas do pacífico, chuvas intensas e até secas na região Sul.

Ademais, de acordo com a Única – União da Indústria de Cana de Açúcar – por mais que a cana também seja empregada para produção de etanol, houve disparidade entre as empresas do setor sucroalcooleiro, devido a um aumento de 22% no preço do açúcar e uma redução proporcional no preço do etanol.

A queda no volume de cana moída impacta diretamente na produção de açúcar, visto que a cana é sua principal matéria-prima. O setor de insumos químicos também pode ser afetado pela diminuição produtiva, uma vez que produtos como Soda, Enxofre e Cal são amplamente utilizados durante o processo produtivo da commodity.

Adaptado GlobalKem | 12 de março de 2024

Fonte
Globo RuralUdop
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar