De acordo com dados divulgados na última segunda-feira (07) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), a produção de veículos aumentou 19% no terceiro trimestre de 2024, quando comparado ao mesmo período do ano passado, registrando 715 mil unidades. No acumulado do ano, o avanço foi de 7% nos primeiros 9 meses de 2024.
No mesmo sentido, os emplacamentos de veículos também aumentaram na comparação anual, com alta de 19,5% em comparação a setembro no passado. No total, foram licenciados 236,3 mil veículos no mês, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
Em relação a exportação de veículos, o mercado apresentou sinais de recuperação, com 41,6 mil unidades embarcadas, sendo o maior volume do ano, com alta de 8,9% sobre agosto de 2024. No entanto, a balança permanece em déficit, devido a superação das importações frente as exportações em todos os trimestres desde ano.
Tratando-se das vendas, o volume de modelos importados permanece maior do que os nacionais desde 2014, com participação de 17,3% no ano. Neste sentido, a quantidade de veículos trazidos de outros países ao longo de 2024 totaliza cerca de 400 mil unidades.
Ainda, segundo o presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite, os resultados de setembro refletem a resiliência da indústria e o reaquecimento do mercado doméstico, que vem superando as expectativas da Associação. A expectativa é que o último trimestre do ano traga ainda mais crescimento, buscando aumentar o nível das exportações e reduzir a dependência internacional.
Adaptado GlobalKem | 08 de outubro de 2024