Demanda

Indústria do Cimento brasileira está confiante para o ano de 2024

A indústria de Cimento brasileira tem registrado retração desde 2022, quando teve resultados 2,8% abaixo dos de 2021. Em 2023, foram fabricadas 62 milhões de toneladas, marcando 1,7% de retração na comparação anual.

A indústria da construção civil no Brasil teve um desempenho fraco em 2023, justificável pelas altas taxas de juros e de inflação, variações cambiais e postergação dos incentivos públicos – principalmente o projeto Minha Casa, Minha Vida (MCMV) – resultando em baixo poder aquisitivo da população e baixa procura por novas residências.

No entanto, em 2024, o governo deve retomar as atividades do MCMV e as condições devem continuar melhorando. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), os empresários do setor cimenteiro estão otimistas com o novo ano e já há previsões de crescimento 2% das vendas durante o ano.

A indústria cimenteira é a principal fonte de procura por Cal. Tanto a Cal quanto o próprio cimento necessita de calcinação – processo feito em fornos alimentados com coque de carvão, podendo disputar pela sua oferta.

Adaptado GlobalKem | 10 de janeiro de 2024

Fonte
SNIC
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar