Demanda

Indústria de materiais de construção recuou 7% em 2022

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou no dia 12 de janeiro a nova edição da sua pesquisa Índice, estudo realizado pela FGV com dados do IBGE sobre as vendas de materiais de construção em todo o país.

O estudo destaca a queda acumulada de 7% em 2022. A pesquisa da Abramat indica que em dezembro de 2022 a indústria de materiais de construção caiu na comparação com o mês anterior, com redução de 1,9%. Já na comparação com o mesmo mês de 2021, houve retração de 8,7%.

Diferente de 2021, quando houve efetiva recuperação para o setor, com crescimento de 8,1%, a estimativa preliminar do faturamento total deflacionado dos materiais de construção para 2022 aponta uma queda de 7%.

“São inúmeros fatores que levaram nosso setor a sofrer com quedas constantes e significativas. Podemos citar o elevado endividamento das famílias em um contexto de orçamento doméstico mais disputado com gastos com alimentação, o que tem deprimido a demanda por materiais. A taxa de juros em patamar ainda elevado (13,75%) e a inflação de 2022 que fechou em 5,79% (IPCA). Outro fator é a indefinição a respeito das políticas fiscais e econômicas a serem desenvolvidas pelo próximo Governo Federal. De todo modo, as projeções da FGV indicam crescimento de 2% em 2023”, explica Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.

Fonte
Grandes Construções
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar