Demanda

Frete marítimo: Um olhar para o futuro

Dezembro parece ser outro mês de alta para as taxas de frete de contêineres, com crescentes restrições de fornecimento causadas pela preocupação global com a nova variante do Ômicron. Com a alta demanda por bens no trimestre anterior ao período festivo de fim de ano, juntamente com o congestionamento existente na cadeia de abastecimento, o mercado permanece historicamente caro, com poucas perspectivas de mudança em breve.
Deficiências contínuas de mão de obra e infraestrutura aumentam ainda mais os desafios e adicionam demanda à situação. As mudanças de tripulação permanecem difíceis, com muitos presos a bordo e impossibilitados de serem substituídos ou repatriados devido à falta de voos internacionais e bloqueios locais exacerbados pela nova variante. Esses fatores continuam a impactar cada vez mais o mercado, com embarcadores menores em desvantagem na hora de negociar tarifas e reservar espaço nos navios, pois são menos capazes de absorver o aumento das despesas adicionais.

As taxas de rota de fronthaul primária continuam a subir. FBX01 China / Leste Asiático para a costa oeste dos EUA continua a subir com taxas à vista agora em $ 14924 e FBX03, China / Leste Asiático para a costa leste dos EUA agora em $ 16865. A taxa à vista FBX13 China / Leste Asiático para o Mediterrâneo agora sobe para $ 13.260. O preço do FBX11 China / Leste Asiático para o Norte da Europa está agora em $ 14320. As rotas de back haul continuam a apresentar uma tendência ligeiramente menor da Europa, com o FBX14 Mediterrâneo para a China / Leste Asiático agora no preço à vista de $ 1492. Embora a situação atual signifique que o retorno dos EUA aumentou, com o FBX02 da América do Norte (Oeste) para o Leste Asiático agora em $ 909. FBX04 da América do Norte para a Ásia está agora em $ 847.

Em termos de preços futuros, enquanto os mercados de curto prazo dentro do quarto trimestre de 2021 continuam a ser abalados por constantes mudanças de preços spot influenciadas em grande parte pela evolução do congestionamento portuário, os negócios de 2022 e 2023 continuam bastante sólidos no lado dos vendedores do mercado. Vemos mais interesse de compra em 2022 e mais interesse de venda em 2023, abrindo oportunidades para vender o spread entre 2022 e 2023, jogando com o consenso do mercado de que os preços do frete em contêineres diminuirão nos próximos dois anos.

Fonte
Hellenic Shipping News
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar