Demanda

Empresas do setor de papel e celulose tiveram quedas nos lucros no 4Q23

A Irani, uma das principais produtoras de papel e papelão para embalagens do Brasil, divulgou em 23 de fevereiro, seus resultados referentes ao quarto trimestre de 2023. Ao comparar o lucro líquido obtido durante o quarto trimestre de 2023 (R$ 7,1 milhões) com mesmo período de 2022 (R$ 85,9 milhões), houve baixa de 91,7%.

A empresa menciona que houve uma variação negativa no valor justo dos ativos biológicos – como florestas – que contribuiu significativamente para a redução do lucro operacional. Isso ocorreu devido à estabilidade dos preços da madeira e ao aumento da taxa de desconto utilizada para calcular o valor justo. Por outro lado, o Lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) da empresa variou 6,2% para baixo.

Como comparação, a Klabin também teve queda em seu EBITDA (-15%), bem como a Suzano (-45%). Ambas as empresas estão investindo em alternativas para reduzir custos e aumentar seus mercados. A Klabin está focada na produção de embalagens, fazendo um produto mais barato enquanto a Suzano está investindo em seu projeto Cerrado, visando reduções de custos.

O momento de desaquecimento dos mercados de celulose e papel é o grande responsável pelas reduções de EBITDA das empresas. Atualmente, a China representa o maior comprador mundial desse produto, impedindo seus preços de caírem ainda mais.

Autoral GlobalKem | 29 de fevereiro de 2024

Fonte
IraniKlabinSuzano
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar