Demanda

Em setembro foi registrada queda da confiança em 21 dos 29 setores da indústria

A confiança do empresário caiu em 21 dos 29 setores da indústria e em todas as regiões do Brasil, de acordo com os dados do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) por setor divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no dia 25 de setembro.

Foram 5 as categorias que transicionaram da confiança em agosto para a falta de confiança em setembro. Dentre elas, estão Serviços especializados para a construção, Produtos de material plástico e Veículos automotores.

A confiança cresceu em 8 setores, dentre eles, estão Máquinas e materiais elétricos (+1,6 ponto) e Celulose e papel (+0,4 ponto).

Em agosto, a confiança aumentou com a queda da Selic, entretanto, a taxa continuou elevada e com efeitos negativos sobre a economia e o crédito. Segundo a CNI, a queda de setembro é justificada pela percepção do momento econômico combinado às expectativas para os próximos 6 meses.

O Índice de Confiança por setor permite entender as percepções de mercado de cada setor da indústria. Em setembro, apesar das diminuições de confiança, a maioria dos setores (20) ainda se mantêm confiantes.

Adaptado GlobalKem | 26 de setembro de 2023

Fonte
CNI
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar