Demanda

Demanda por insumos industriais pode ser impactada com aumento da produção de pneus no Brasil

No ano fechado de 2023, o setor de pneus brasileiro apresentou queda de 8,2% no total de unidades vendidas enquanto as vendas para montadoras se reduziram em 9,6%, de acordo com dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).

Em resposta ao resultado, a Sumitomo Rubber – proprietária da marca Dunlop – tem previsão de aumento expressivo de suas vendas e produção até 2029. Para isso, a companhia implantou uma nova unidade de pneus de passeio, com conclusão prevista ainda para 2024, que deve elevar a produção de 20 mil unidades diárias para 30 mil até 2029.

Atualmente, cerca de 25% das vendas da Dunlop no Brasil são oriundas de importação. A meta da marca é reduzir esse número a zero até 2025 de forma a favorecer a produção da indústria nacional. Segundo a empresa, há dificuldades em competir com a China, visto que a importação é facilitada e a produção nacional é burocrática, causando certo desequilíbrio.

Na produção de pneus, o Enxofre desempenha uma função importante para a vulcanização da borracha, consumindo altas quantidades desse insumo – por volta de 17% de toda sua produção. Portanto, o aumento da oferta anunciado pela Dunlop junto à meta de reduzir as importações a zero, trarão um aumento significativo da demanda por Enxofre no Brasil.

Adaptado GlobalKem | 04 de março de 2024

Fonte
IstoÉ Dinheiro
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar