Demanda

Demanda global por carvão aumenta em 2021 e pode atingir nível histórico em 2022

A energia a carvão está a caminho de atingir um novo recorde global este ano, após uma recuperação econômica que pode levar a demanda mundial por carvão a um nível ainda mais alto em 2022, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE).

A quantidade de eletricidade gerada a partir de usinas de carvão aumentou 9% este ano, com o aumento na demanda de combustível fóssil para alimentar a recuperação dos países em meio à pandemia, afirma um novo relatório da agência.

A energia vinda do carvão caiu 4% em 2020, quando a pandemia causou uma desaceleração econômica global, mas a AIE descobriu que a demanda por eletricidade neste ano ultrapassou o crescimento das fontes de baixo carbono, levando muitas economias ricas a depender mais fortemente de usinas de combustível fóssil. A crise no fornecimento global de gás, que causou preços recordes em todo o mundo, também ajudou a reacender a demanda por carvão, diz o relatório.

A Agência Internacional de Energia aponta que a demanda global por carvão, além de cimento e aço, aumentou 6% no geral este ano. Embora o total fique abaixo dos níveis recordes de demanda pelo combustível em 2013 e 2014, a AIE alertou que, sem uma intervenção política, essa alta poderia ser superada no próximo ano.

“O carvão é a maior fonte de emissões globais de carbono, e o nível historicamente alto de geração de energia a carvão deste ano é um sinal preocupante de quão longe o mundo está em seus esforços para reduzir as emissões em declínio em direção a zero líquido”, afirmou Fatih Birol, diretor-executivo da AIE, conforme o The Guardian.

“Sem ações fortes e imediatas por parte dos governos para combater as emissões de carvão, de uma forma que seja justa, acessível e segura para os afetados, teremos pouca chance, se houver, de limitar o aquecimento global a 1,5ºC”, completou ele.

O relatório é lançado semanas após a conclusão das negociações sobre o clima da COP26, que culminaram em um desacordo sobre a promessa de abandonar o carvão. Uma intervenção de última hora da Índia ajudou a diluir com sucesso os termos “eliminação gradual” para “redução gradual”.

Fonte
Um só planeta
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar