Demanda

Consumo aparente de bens industriais tem alta de 1,7% em junho

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou no dia 18 de agosto, o Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais, que registrou alta de 1,7% em junho, na comparação com maio de 2023 e 3% em relação ao primeiro trimestre do ano. Frente ao segundo semestre de 2022, houve redução de 1,4%.

O consumo aparente de bens industriais é definido como a parcela da produção industrial doméstica destinada ao mercado interno, acrescida das importações. Entre os seus componentes, a produção interna destinada ao mercado nacional (bens nacionais) avançou 2,1% em junho e as importações de bens industriais tiveram alta de 1,2% no mês. Por sua vez, os bens importados tiveram aumento de 9,6%.

Doze dos 22 segmentos da indústria de transformação tiveram desempenho positivo frente a maio. Os principais avanços ficaram por conta dos segmentos vestuário, produtos de madeira e metalurgia com altas de 7,1%, 4,3% e 3,7% na margem, respectivamente. Por fim, na comparação com o mesmo mês de 2022, nove segmentos avançaram em junho: novamente, metalurgia e derivados de petróleo e de biocombustíveis se destacaram, com altas de 8,5% e 6,5%, nesta ordem.

Adaptado GlobalKem | 24 de agosto de 2023

Fonte
Ipea
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar