MercadoNotícias

Um importante gasoduto que transporta gás natural da Rússia para a Alemanha entrou em manutenção nesta segunda-feira (11)

A Rússia está desligando um importante gasoduto que transporta gás natural para a Alemanha para manutenção anual nesta segunda-feira – mas, ao contrário dos anos anteriores, a Europa teme que não volte a funcionar.

“Tudo é possível, tudo pode acontecer”, disse o ministro da Economia alemão, Robert Habeck, à rádio Deutschlandfunk no sábado, de acordo com uma tradução do Guardian . “Pode ser que o gás volte a fluir, talvez mais do que antes. Também pode ser que nada aconteça.

Descrevendo-o como um “cenário de pesadelo”, Habeck disse que a Alemanha precisa se preparar e lidar com o “pior cenário”, segundo o Guardian.

O resto da Europa também está se preparando para uma interrupção permanente no fornecimento de gás natural russo do gasoduto Nord Stream 1 após sua manutenção programada de 11 a 21 de julho. O gasoduto transporta 55 bilhões de metros cúbicos de gás natural por ano da Rússia para a Alemanha e além.

A gigante estatal russa de gás Gazprom já cortou o fluxo de gás para a Alemanha através do Nord Stream 1 em 60% em relação ao mês passado, citando um bloqueio de equipamentos no Canadá como resultado de sanções sobre a guerra na Ucrânia. O Canadá disse no fim de semana que renunciará às sanções e devolverá a turbina reparada em questão para garantir a continuidade dos fluxos de gás na Europa.

A Europa depende da Rússia para 40% de suas necessidades totais de gás natural, desde cozinhar em casa até acionar usinas de energia, e a maior parte disso é fornecida por gasoduto.

A redução dos fluxos de gás para a Europa agora afetaria o armazenamento de combustível antes do inverno, quando a demanda é mais alta. O governo alemão agora está pedindo às pessoas que economizem energia.

Alguns proprietários na Alemanha já estão racionando água quente. Enquanto isso, Berlim diminuiu a temperatura de suas piscinas externas, e a cidade de Colônia diminuiu as luzes da rua depois das 23h, de acordo com o Financial Times.

A Alemanha – a maior economia da Europa – passou para a segunda etapa de seu plano de emergência de gás de três etapas no mês passado, depois que a Rússia diminuiu o fornecimento ao país. Se a situação piorar, o país pode começar a racionar gás natural na última das três etapas do plano, conforme delineado pelo Ministério da Economia da Alemanha .

Sob o plano de emergência do país , a indústria seria a primeira na fila de cortes de oferta. A medida pode devastar a economia e levar à perda de empregos, disseram líderes empresariais e sindicatos da Alemanha.

A principal autoridade sindical da Alemanha, Yasmin Fahimi , disse no início deste mês que indústrias inteiras correm o risco de entrar em colapso permanentemente devido à queda no gás natural russo.

Fonte
Business Insider
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar