Eventos

Quase 600 locais da Louisiana com produtos químicos tóxicos encontram-se no caminho do furacão Ida

Cerca de dois terços das instalações industriais da Louisiana com produtos químicos tóxicos estão no caminho do furacão Ida , uma tempestade com potencial para destruir ou inundar refinarias, tanques de armazenamento e outras infraestruturas que podem liberar petróleo e outros líquidos e gases prejudiciais às comunidades e ao meio ambiente.

A análise do New Orleans Advocate de dados industriais e da rota prevista de Ida pelo estado indica que 590 locais que produzem ou armazenam produtos químicos tóxicos estão em perigo. Quase 380 deles estão a 50 milhas da costa, colocando-os em risco particular de tempestades, ventos fortes e chuvas fortes, de acordo com a análise de locais listados no Inventário de Liberação de Tóxicos da Agência de Proteção Ambiental dos EUA.

“Esse número de instalações em risco é algo que as comunidades precisam estar cientes e tomar decisões pessoais sobre como sair da área no caso de essas instalações liberarem acidentalmente ou apresentarem incidentes”, disse Wilma Subra, cientista da Louisiana Environmental Action Network , no sábado.

“Sempre temos incidentes durante furacões”, acrescentou ela. “E este é mais preocupante [do que as tempestades do ano passado] porque tem uma área de impacto muito grande”.

Espera-se que Ida se transforme em uma tempestade “extremamente perigosa” de categoria 4 e ataque a Louisiana no domingo com rajadas de até 160 mph, de acordo com os meteorologistas. Os alertas de ondas de tempestade cobrem grande parte da costa da Louisiana, desde o Rockefeller Wildlife Refuge perto do Lago Arthur até a linha do Mississippi-Alabama.

Hanadi Rifai , pesquisadora de resiliência a furacões da Universidade de Houston, disse que as regulamentações federais e estaduais pouco fazem para lidar com o risco crescente que as tempestades e inundações representam para as áreas industriais.

“Cada fábrica de produtos químicos tem que apresentar à EPA um documento de grande risco, mas eles ainda não consideram uma tempestade severa ou furacão”, disse ela.

Isso é particularmente preocupante porque a mudança climática tem aumentado a intensidade das chuvas e dos furacões , e a tendência provavelmente aumentará até o final do século, de acordo com cientistas da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional .

Para se preparar para tempestades, as plantas industriais geralmente queimam produtos químicos ou enchem tanques de armazenamento enormes para torná-los mais pesados ​​e menos propensos a flutuar em uma enchente.

“Mas isso é tudo”, disse Rifai. “Essencialmente, a resposta é evacuar, exceto para deixar o pessoal essencial para lidar com o que quer que esteja fazendo.”

Várias empresas expressaram confiança de que suas instalações no sul da Louisiana resistiriam bem durante um furacão ou inundação. O porta-voz Jim Harris disse que a grande fábrica da Denka Performance Elastomer em Reserve “opera com segurança e dentro das diretrizes regulatórias durante as operações regulares e no planejamento para situações de emergência”.

O Denka afirma em seu plano de gerenciamento de risco que pode liberar grandes quantidades de gás cloro nocivo durante um acidente ou desastre. Mas Harris disse: “O local não corre maior risco do que a área ao redor”, que ele disse estar em um terreno relativamente alto.

“Na memória dos funcionários antigos, o local nunca foi inundado, inclusive durante os furacões Katrina e Isaac”, disse ele.

Tempestades recentes provocaram grandes liberações de produtos químicos em fábricas ao longo da Costa do Golfo. No ano passado, o furacão Laura causou um incêndio químico na planta de cloro BioLab perto de Lake Charles. A liberação generalizada de gás cloro tóxico e outras emissões prejudiciais gerou um alerta de abrigo no local para a área. Nenhum ferimento foi relatado, em parte devido às evacuações em grande escala antes do furacão.

Após o furacão Harvey em 2017, várias liberações tóxicas foram relatadas na área de Houston. Um dos incidentes mais sérios foi a explosão e o incêndio que irrompeu na fábrica de produtos químicos da Arkema Inc. em Crosby. Cerca de 300 casas foram evacuadas e várias equipes de emergência sofreram uma série de sintomas, desde asfixia e hackeamento até desabamento no local.

O furacão Katrina causou pelo menos 540 vazamentos de óleo nas águas da Louisiana em 2005. Os 10,8 milhões de galões de óleo derramados são iguais à quantidade liberada durante o desastre do Exxon Valdez em 1989 no Alasca.

O Katrina também causou o vazamento de mais de 1 milhão de galões de óleo de um tanque de armazenamento na refinaria Murphy Oil Corp. em Meraux, a leste de Chalmette. Cerca de 1.700 casas foram afetadas pelo derramamento.

Subra aconselha os residentes que moram perto de locais com produtos químicos tóxicos a ficarem vigilantes contra incêndios e odores químicos durante e após uma tempestade. Nem sempre se pode contar com sirenes e outros sistemas de alerta de emergência depois de furacões, disse ela.

“As coisas estão danificadas e tudo está acontecendo com pressa”, disse ela. “Às vezes, as informações de que as pessoas precisam não são divulgadas em tempo hábil.”

Fonte
Nola.com
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar