Mercado

Produção industrial retraiu 1,4% em julho

A produção industrial brasileira retraiu 1,4% entre julho e junho, segundo dados divulgados hoje (04) pela Agência de Notícias do IBGE. Em relação a julho de 2023, a indústria avançou 6,1%. Ainda, com os resultados obtidos, a indústria se encontra 1,4% acima do nível pré-pandemia e 15,5% menor do que o ponto mais alto da série histórica, registrado em maio de 2011.

Em junho, em decorrência do retorno da atividade de unidades produtivas que foram afetadas, direta ou indiretamente, pelas chuvas no Rio Grande do Sul, a produção industrial saltou 4,3% em relação ao apresentado em junho. No entanto, dado o avanço expressivo do mês anterior e paralisações produtivas por parte de importantes plantas industriais, o índice retraiu em julho, segundo André Macedo, gerente da PIM Brasil.

Na passagem de junho para julho, foram vistas variações de queda apenas em duas das quatro grandes categorias econômicas e somente em sete dos 25 segmentos industriais avaliados. As principais retrações vieram de produtos alimentícios (-3,8%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-3,9%), indústrias extrativas (-2,4%) e celulose, papel e produtos de papel (-3,2%).

Vale ressaltar que os insumos que mais pesaram para a queda da indústria extrativa foram o minério de ferro e o petróleo.

Em contrapartida, os avanços mais expressivos foram vistos pelo setor de produtos químicos (+2,7%), produtos de metal (+8,4%), produtos diversos (+18,8%), máquinas e equipamentos (+4,2%), dentre outros.

Adaptado GlobalKem | 04 de setembro de 2024

Fonte
IBGE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar