Mercado

Preços ao produtor alemão aceleraram 0,2% em julho, embora tenham cedido 0,8% na comparação anual

Segundo dados divulgados pelo serviço de estatística da Alemanha, Destatis, os preços ao produtor da região avançaram 0,2% em julho, quando comparado ao mês anterior. Enquanto, em relação a julho de 2023, o índice retraiu 0,8%, puxado, principalmente, por menores preços de energia.

Embora os preços da energia tenham reduzido em 4,2%, frente ao apresentado em julho de 2023, reflexo da retração dos custos com o gás natural (-12,3%) e eletricidade (-9,2%), os preços dos produtos petrolíferos, os quais apresentaram aumento de 2,7% no mesmo período comparativo, impediram retrações mais expressivas para o índice.

Vale ressaltar que o preço do óleo de aquecimento e dos combustíveis foram os mais representativos para a variação dos produtos derivados do petróleo.

Para os bens, todas as classes avançaram em relação aos preços, mas os ganhos para os bens intermediários foram menos expressivos, tendo em vista a desaceleração de 1,8% no preço dos químicos e dos insumos do setor de papel; -2,6% nos preços de produtos de madeira e cortiça; e retração de 2,0% para os metais.

Apesar das variações positivas nos preços de alguns produtos e no índice geral de julho, os aumentos não foram tão significativos, indicando um cenário equilibrado no mercado internacional, em que a oferta tende a suprir a demanda. Ainda, tendo em vista que a Alemanha tem apresentado um mercado mais desacelerado e enfraquecido desde o início do ano, como apontam os índices macroeconômicos, o comportamento dos preços deve ser permanecer influenciado.

Adaptado GlobalKem | 22 de agosto de 2024

Fonte
Destatis
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar