Preços ao produtor cresceram 1,28% em junho, puxada pela alta de 3,93% no preço dos químicos
Segundo dados divulgados na última sexta-feira (30) pelo IBGE, o índice de preços ao produtor avançou 1,28% em junho ante o mês de maio. No acumulado do ano, a variação foi de 2,58%, enquanto no acumulado de 12 meses registrou 4,19%.
A variação de junho marcou o quinto resultado positivo seguido para o indicador, dado o crescimento em 19 das 24 atividades monitoradas no período. Neste sentido, as quatro atividades om maiores variações, em termos absolutos, foram: produtos químicos (+3,93%), outros equipamentos de transporte (+3,67%); metalurgia (+2,99%) e fumo (+2,83%).
Em relação aos grandes setores econômicos, o de papel e celulose apresentou a quinta alta seguida em junho, encerrando o primeiro semestre com ata acumulada de 11,28% frente a dezembro de 2023. Para o segmento de refino de petróleo e biocombustíveis, a variação de junho foi positiva em 0,13%. Para outros produtos químicos, o avanço dos preços médios da indústria química foi explicado pelo reaquecimento dos fertilizantes, dado o aumento da demanda brasileira por esse tipo de insumos em um movimento de planejamento para o plantio das principais culturas do país.
Ainda, dentre as grandes categorias econômicas, a variação positiva mais expressiva veio do grupo de bens intermediários, com alta de 1,85% na comparação mensal e 1,81% no acumulado do ano.
Adaptado GlobalKem | 06 de agosto de 2024