Custos da indústria brasileira seguem mais elevados do que no período pré – pandemia, apesar da retração vista no 1T24
De acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria, o indicador de custos industriais (ICI) – que mensura os custos da indústria de transformação brasileira – retomou a tendência de queda ao longo do primeiro trimestre de 2024, com retração de 1% em relação ao último trimestre de 2023.
A pesquisa mostra que o indicador vinha apresentando retração há cinco trimestres, o que foi interrompido por uma aceleração no 4T23. Ainda, apesar da queda ser positiva para o cenário industrial, os custos ainda estão 28,8% acima do patamar pré-pandemia.
O resultado foi impulsionado pela retração de dois dos três componentes do ICI: o custo da produção e o custo com capital, os quais tiveram queda de 1,4% e 2%, respectivamente. Vale ressaltar que, internamente ao custo de produção, os custos com energia foi o único grupo a apresentar alta, com aumento de 2,1% no primeiro trimestre de 2024, atribuídos a aceleração de 2% dos custos com gás natural, 3,1% com energia elétrica e 0,6% para óleo combustível.
Adaptado GlobalKem | 02 de julho de 2024