Mercado

Avanço nos volumes de importação supera crescimento da produção nacional de aço em junho

O aumento das importações de produtos siderúrgicos impactou negativamente o desempenho da produção nacional ao longo dos primeiros meses de 2024. Neste contexto, a análise realizada pelo Instituto Aço Brasil (IABr) mostra que a produção nacional de aço bruto cresceu apenas 0,6% no acumulado de janeiro a maio, enquanto as importações de produtos siderúrgicos avançaram 26,4% no mesmo período.

Em relação às vendas, estas aumentaram 1,9% no acumulado dos 5 primeiros meses de 2024, quando comparadas ao mesmo período do ano anterior, registrando 4,2 milhões de toneladas.

No mês de junho entraram em vigor medidas aprovadas pelo Gecex e pelo Camex, com o intuito de conter a alta das importações de 11 NCMs de produtos siderúrgicos, aprovadas em abril. Sendo assim, o Aço Brasil reviu suas perspectivas e projeções anteriormente estabelecidas para 2024, passando a considerar aumento de 0,7% na produção de aço bruto, +2,5% nas vendas internas, redução de 4,2% nas exportações e redução de 7,0% nas importações.

Levando em consideração este cenário, o Presidente Executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, afirma que a entidade tem a expectativa de uma melhora no segmento nacional, perante as medidas anunciadas pelo governo. As movimentações e regulamentações do setor siderúrgico devem impactar o mercado de outros insumos, principalmente daqueles inseridos na cadeia produtiva do aço, como a Soda Cáustica.

Adaptado GlobalKem | 26 de junho de 2024

Fonte
IABr
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar