Temporada de Furacões no Atlântico deve ser acima do normal em 2024, podendo impactar o mercado de Soda Cáustica
Segundo previsão dos meteorologistas do Serviço Nacional de Meteorologia da NOAA, dos Estados Unidos, a temporada de furacões que atinge o Atlântico anualmente entre junho e novembro tem 85% de chance de apresentar intensidade e atividade de furacões acima do normal neste ano, com intervalo de 17 a 25 tempestades nomeadas, onde 8 a 13 podem se tornar furacões e 4 a 7 grandes furacões.
A previsão de atividades acima do ideal tem sido embasada em um conjunto de fatores, onde dentre eles estão as temperaturas mais quentes nas águas e a redução dos ventos alísios e seu cisalhamento no Atlântico e a ocorrência do La Ninã no Pacífico. Ainda, algumas tempestades já têm se apresentado em todo o país, o que reitera a estimativa dos meteorologistas e traz um alerta antecipado a comunidade americana.
Dado o histórico das temporadas anteriores, a região do Golfo dos Estados Unidos é a mais atingida. Neste sentido, caso a previsão se concretize e a região seja bastante afetada, o mercado global de Soda Cáustica pode sofrer com restrições do insumo e aumentos nos preços e custos produtivos, dada a presença de portos exportadores de Soda e grandes empresas produtoras no local. Assim como pode afetar a produção petroquímica, caso impacte as empresas da região, e a distribuição de energia.
Adaptado GlobalKem | 29 de maio de 2024