Produção de veículos teve alta de 13,5% em abril, com comercialização concentrada no mercado nacional
De acordo com os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) no dia 08 de maio, o mês de abril superou o mês anterior com alta na produção e licenciamento de veículos, apesar de ter reduzido em 16,4% o volume de autoveículos exportados.
A produção total de abril alcançou o patamar de 222,1 mil unidades, superando em 13,5% o volume apresentado no mês anterior. Vale ressaltar que o aumento na produção não foi influenciado somente pela alta nos automóveis (+16,7%), mas também no seguimento de comerciais leves (+4,5%) e pesados, com a produção de caminhões atingindo 11,7 mil unidades, ante 11,2 mil unidade em março e a de ônibus, 2,8 mil unidades.
Em relação às exportações, o acumulado de 2024 registrou 109,6 mil veículos. No entanto, comparando o mês de abril com o registrado em março, a variação foi de -16,4%, indicando um menor atendimento ao mercado externo. Já os licenciamentos, alcançaram 220,8 mil unidades, cerca de 17,6% a mais do que em março de 2024.
A alta observada na produção de veículos também corroborou para elevação na porcentagem de emplacamento de autos e comerciais leves (+18,24%), de caminhões e ônibus (+8,48%), também para o emplacamento de motos (+11,52%), na comparação entre março e abril, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
As movimentações do setor automobilístico impactam diretamente o mercado de polímeros e resinas, por ser um dos maiores setores consumidores, além de demandar grandes quantidades de tecidos e alumínio. O aumento no volume de produção, principalmente, deve movimentar a procura por esses materiais.
Adaptado GlobalKem | 08 de maio de 2024