Portos chineses obtêm grandes ganhos apesar da pandemia
O boom comercial de 2021 proporcionou ao portos marítimos da China grandes ganhos, com crescimento médio significativo, principalmente no segmento de contêineres.
As estatísticas oficiais sugerem que os portos da região movimentaram um acumulado de 14 bilhões de toneladas de carga ao longo do ano até novembro, aumento de 7% em comparação ao mesmo período de 2020. Os gigantescos portos de contêineres do país movimentaram 260 milhões de TEUs. O resultado equivale a 26 vezes a capacidade anual do Porto de Los Angeles, o porto de contêineres mais movimentado dos Estados Unidos.
Xangai, um mega-porto com múltiplos complexos de terminais, movimentou cerca de 47 milhões de TEUs durante todo o curso de 2021 — um novo recorde que reitera seu status de porto de contêineres mais movimentado do mundo pelo 12º ano consecutivo.
A movimentação poderia ter sido ainda maior se não fosse a disponibilidade limitada de contêineres vazios no mercado asiático. Os regulamentos relacionados à Covid também interromperam as operações em diversos momentos. As regras nacionais de quarentena exigiram paralisações de portos em caso de surto. Essas interrupções limitaram periodicamente o rendimento em vários centros portuários importantes, incluindo Yantian, Ningbo-Zhoushan e Dalian.