Mercado

Braskem Idesa vai reiniciar complexo Etileno no México

A Braskem Idesa informa que está reabrindo seu complexo petroquímico de etileno-polietileno (PE) Etileno XXI em Coatzacoalcos, no México, após assinar acordos com as estatais mexicanas Petroleos Mexicanos (Pemex) e o Centro Nacional de Controle de Gás Natural (Cenagas).

O complexo foi forçado a fechar em dezembro de 2020, depois que Cenagas interrompeu o fornecimento de gás para a usina. Isso ocorreu após negociações malsucedidas entre a Braskem Idesa e a Pemex sobre a renegociação de um contrato de fornecimento existente de etano como matéria-prima.

A Braskem Idesa diz que já assinou documentos com a Pemex e Cenagas que permitirão a “operação contínua” da instalação. Um contrato com a Cenagas cobre os serviços de transporte de gás natural por um período de 15 anos. Isso, no entanto, está condicionado ao resultado de novas discussões entre a Braskem Idesa e a Pemex sobre “possíveis alterações no contrato de fornecimento de etano e para o desenvolvimento de um terminal de importação de etano”, afirma.

Um memorando de entendimento (MOU) assinado pela Braskem Idesa e Pemex estabelece os “respectivos entendimentos” para a discussão do fornecimento de etano, bem como um processo de encaminhamento para entrar em documentação definitiva, aprovação pelos acionistas e credores da Braskem Idesa, e com reservas de direitos, diz ele.

Com a assinatura desses contratos, a Braskem Idesa “passou a receber imediatamente o serviço de transporte de gás natural, que havia sido encerrado unilateralmente”, diz. O contrato de fornecimento de etano existente entre as duas empresas “não foi modificado e permanece em pleno vigor e efeito”, acrescenta, observando que “não pode prever o resultado de tais discussões com a Pemex, seus acionistas e credores”.

A Braskem Idesa anunciou em dezembro que estava tomando providências para fechar o complexo petroquímico Etileno XXI após a Cenagas interromper o fornecimento de gás. A Cenagas havia informado no final de novembro que não renovaria o contrato de fornecimento de gás natural e bloqueou o fornecimento no dia seguinte, segundo comunicado da Braskem Idesa à época. Houve indícios de que a decisão foi tomada pelo presidente mexicano Andres Manuel Lopez Obrador, que havia anunciado que a Pemex não forneceria mais gás natural para a Braskem Idesa, pois os termos do contrato foram considerados injustos, segundo Adrian Calcaneo, consultor sênior da IHS Markit , no momento da desativação anunciada da fábrica da Petchem.

A Pemex tem lutado para cumprir os compromissos de fornecimento de etano para a planta, o maior investimento da petchems na América Latina, já que a produção de petróleo e gás do México diminuiu significativamente nos últimos anos. No início de 2020, a Braskem Idesa começou a importar etano dos Estados Unidos para a fábrica. A empresa gastou US $ 4 milhões em infraestrutura logística para poder importar até 12.800 barris / dia de etano, 19% do volume exigido pela unidade.

O complexo Etileno XXI, que compreende uma planta de eteno de 1,05 milhão de toneladas / ano e três unidades de polietileno (PE), teve uma taxa de utilização de 84% no terceiro trimestre de 2020, conforme apresentação da Braskem no final do ano. Os principais tipos de PE produzidos são polietileno de alta densidade (HDPE) para moldagem por sopro e filme e polietileno de baixa densidade (LDPE) para filme.

Fonte
MRC Plast
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar