Mercado

Embarques de produtos químicos caem 8,9% no Porto de Antuérpia em 2020

Os embarques de produtos químicos pelo porto de Antuérpia, na Bélgica, caíram 8,9% em 2020 em comparação com 2019, embora nenhum volume total de produtos químicos para o ano tenha sido disponibilizado.

Os volumes anuais de granéis líquidos caíram 4,2% no total ano a ano para 69 milhões de toneladas métricas (MMt) em 2020, com os embarques de petróleo bruto despencando 60% ano a ano devido à redução das atividades de refino, disse o Porto de Antuérpia. A produção de derivados de petróleo, no entanto, se recuperou com um crescimento de 3,4%, apesar de uma queda inicial na demanda devido à pandemia de coronavírus e à queda acentuada nos preços do petróleo, diz. As remessas de fertilizantes também diminuíram no ano passado, mas nenhum valor específico de volume foi fornecido.

A movimentação geral do porto no ano passado totalizou 230,8 MMt de carga, uma queda de 3,1% em comparação com 2019, com o declínio relativamente pequeno devido em grande parte às “taxas de movimentação de contêineres flutuantes”, que estabeleceram um novo recorde, afirma. A movimentação de contêineres ultrapassou a marca de 12 milhões de unidades equivalentes a vinte pés (TEUs) pela primeira vez em 2020, totalizando 139 MMt, o que equivale a um crescimento de 1,3% em comparação com 2019, afirma.

“Fomos apanhados por uma tempestade em 2020, mas ficamos de pé. O porto chegou a bater outro recorde em movimentação de contêineres. Isso nos permitiu limitar os danos causados ​​por perdas em outros segmentos e apresentar números melhores do que outros portos”. diz Jacques Vandermeiren, CEO do Porto de Antuérpia. Vandermeiren continua “convencido” de que os projetos em andamento dos portos, como o projeto de redução de dióxido de carbono (CO2) de Antuérpia, uma coalizão de hidrogênio formada recentemente e o desenvolvimento do novo distrito NextGen serão “importantes viradores do jogo nos próximos 10 anos. “

Lembramos que a produção de produtos químicos da Rússia aumentou em novembro de 2020 em 9,5% ano a ano. Ao mesmo tempo, a produção de produtos químicos básicos aumentou 6,6% ao ano nos primeiros onze meses de 2020, de acordo com dados da Rosstat. De acordo com o Serviço de Estatísticas do Estado Federal da Federação Russa, os polímeros na forma primária foram responsáveis ​​pelo maior aumento na produção de janeiro a novembro de 2020. A produção de novembro de polímeros na forma primária aumentou para 896.000 toneladas, de 852.000 toneladas em outubro. A produção geral de polímeros na forma primária totalizou 9.240.000 toneladas no período declarado, um aumento de 17,1% ano a ano.

Fonte
MRC Plast
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar