Mercado

Confiança da indústria cai em outubro e registra o sétimo recuo do ano

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), medido pelo FGV IBRE, registrou queda de 0,7 ponto em outubro, alcançando 89,8 pontos, o sétimo recuo no ano. Na média móvel trimestral, o indicador também apresentou retração, de 1,7 ponto, para 90,2 pontos, sinalizando perda de fôlego do setor no segundo semestre.

De acordo com Stéfano Pacini, economista da FGV IBRE, o resultado evidencia o cenário de cautela e pessimismo entre os empresários industriais. “O alto nível dos estoques preocupa a maior parte dos segmentos e, do lado das expectativas, o desânimo é generalizado, principalmente entre as empresas produtoras de bens duráveis, mais afetadas pelos efeitos da política monetária restritiva”, afirma.

A sondagem mostra que, apesar da redução da incerteza econômica e da manutenção de um mercado de trabalho aquecido, o setor industrial segue distante de um movimento consistente de recuperação da demanda, indicando uma desaceleração mais acentuada nos últimos meses de 2025.

Em outubro, 7 dos 19 segmentos industriais pesquisados apresentaram queda na confiança. A piora foi disseminada tanto nas percepções sobre o momento atual quanto nas expectativas para os próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA) recuou 0,8 ponto, para 94,2, enquanto o Índice de Expectativas (IE) caiu 0,7 ponto, para 85,4, o menor nível desde junho de 2020 (75,8 pontos).

Com o novo recuo, o ICI reforça o diagnóstico de um setor industrial ainda fragilizado, afetado pela demanda contida, estoques elevados e custos financeiros persistentes.

Adaptado GlobalKem | 29 de outubro de 2025

Fonte
FGV IBRE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar