Mercado

Confiança da Construção Civil retrai em julho, com menor índice desde 2021

O Índice de Confiança da construção civil retraiu 1,3 ponto em julho, atingindo 92,7 pontos, o menor apresentado desde 2021, conforme pesquisa divulgada pela FGV IBRE na última segunda-feira (28). Na média móvel trimestral, o índice teve queda de 0,3 ponto, mantendo a tendência de baixa.

De acordo com a Coordenadora de Projetos da Construção da Fundação, Ana Maria Castelo, as expectativas do mercado em relação aos próximos meses já estava enfraquecida no início do mês, cenário que se mantém perante a percepção generalizada de que os negócios e a demanda ficarão ainda piores ao longo do período.

A queda por parte do setor de construção ocorreu principalmente por parte da menor expectativa para os próximos meses. O Índice de Expectativas caiu 3,3 pontos, atingindo 93 pontos, sendo também o menor desde 2021. Por outro lado, o Índice de Situação Atual avançou 0,5 ponto, atingindo 92,5 pontos.

Ainda, vale ressaltar que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI)da construção também registrou queda em julho, com retração de 1,1 p.p, ficando em 78,2%.

Adaptado GlobalKem | 29 de julho de 2025

Fonte
FGV Ibre
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar